quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

AGENDA


MARÇO

  • Dias: 08,09 e 10  - I Encontro Vocacional
Local: Casa de Formação São Francisco de Assis -
 Cidade: Rio de Janeiro / RJ

Contatos: sav.conv@hotmail.com ou  (21) 2273-6040

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

QUARESMA E VOCAÇÃO

"Eis o tempo de conversão, eis o dia da Salvação. Ao Pai voltemos e juntos andemos. Eis o tempo de conversão!"



     Neste tempo oportuno (quaresmal) em que nós como Igreja nos encontramos para viver de modo mais próximo a conversão, o homem faz a experiência de voltar-se para Deus. Esta aproximação de Deus faz com que o próprio homem possa voltar-se para si e para os outros. Descobre em Deus um sentido que precisa ser atualizado numa vida de serviço e doação ao próximo em prol do Reino de Deus. No entanto, este sentido faz com que a pessoa humana possa olhar para si e encontrar sua verdadeira identidade, isto é, sua vocação.
     Vocação é aquilo que identifica a pessoa humana no mais profundo de seu ser e no qual ele jamais pode fugir.
    A vocação e o vocacionado tornam-se uma só coisa. O encontro com Jesus Cristo nos mostra o caminho que precisa da iniciativa e da decisão de segui-Lo até o fim. Tudo isso mostra que Deus chama e convida à segui-Lo com Perseverança e Fidelidade: "Vinde e Vede!". O caminho é longo e exige todo dia aquilo que a Mãe de Deus nos ensina: "Eis-me aqui!"
     Por isso faça deste tempo de encontro consigo e com Deus, momento de reflexão e aprofundamento do mistério que o Cristo vem nos apresentar e questionar: qual o sentido que você está dando a sua vida? E neste sentido, qual é a vontade de Deus?
     Somente aquele que se coloca a caminho poderá compreender a vontade de Deus. Por isso, caros irmãos é preciso dar o primeiro passo, tomar a inciativa de encontrar na Vida (Deus) aquilo que dá sentido a vida. 
      Disse Jesus: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida!"

domingo, 24 de fevereiro de 2013

VIA SACRA


Já no séc. IV, os romeiros visitavam a Terra Santa, de maneira informal, os santos lugares onde aconteceram a Paixão e Morte de Jesus. Este costume transformou-se no exercício da via-sacra praticado hoje, especialmente na Quaresma.

Esta tradição foi retomada no séc. XII pelos franciscanos em Jerusalém, onde na Via Dolorosa colocaram algumas capelinhas e marcas de pedra. Estas já seguiam a ordem cronológica e a via-sacra começou a encontrar sua forma atual, justamente no tempo da crescente devoção para com os sofrimentos de Jesus. Para quem não podia ir até a Terra Santa, os mesmos franciscanos divulgaram as estações da Via Crucis substituida por quadros pintados.

A Via-Sacra tem sua origem fundada dentro da espiritualidade franciscana. Francisco tinha especial devoção pela encarnação de Cristo; o assumir, por parte de Deus, a nossa humanidade. E, nesse mistério kenótico do Filho de Deus se contempla a encarnação, natal, e paixão; e, englobando todos, como centro e ápice, a Eucaristia.

Narra-se em Tomás de Celano: “Desde então, grava-se na sua santa alma a compaixão do Crucificado..., e no coração dele são impressos mais profundamente os estigmas da venerável paixão, embora ainda não na carne”. (2Cel 10,8). Em outra narrativa da Legenda dos Três Companheiros Francisco também demonstra essa particular devoção: “Uma vez, caminhava solitário perto de Santa Maria da Porciúncula, chorando e lamentando em alta voz. Um homem espiritual, ouvindo-o, julgava que ele sofresse de alguma enfermidade ou dor e, movido de compaixão para com ele, interrogou-o por que chorava. E ele disse: ‘Choro a paixão de meu Senhor, pelo qual eu não devia envergonhar-me de ir chorando em alta voz por todo o mundo’. O outro também começou a chorar com ele em alta voz”.

A partir da espiritualidade os franciscanos viram na via-sacra como que uma externação do que buscavam; ou, a quem buscavam se assemelhar.

Texto: Pedro Afonso


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS


"Com a imposição das cinzas, inicia-se uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: " matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

Sinônimo de "conversão", é também a palavra "penitência" … 
Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.

Tradição

Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.

Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.

Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitênica pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reoconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.

Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma a partir da segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas."


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013


Sei que perguntas, juventude, de onde veio
teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
Eu fiz brotar em ti, desde o materno seio,
esta vontade de mudar o mundo inteiro.


Refrão: Estou aqui, meu Senhor,
 sou Jovem, sou teu povo!
Eu tenho fome de justiça e de amor,
Quero ajudar a construir um mundo novo.
Estou aqui, meu Senhor, sou Jovem, 
sou teu povo!
Pra formar a rede da fraternidade,
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade,
Eis-me aqui... Envia-me Senhor! (x2)


Levem a todos meu chamado à liberdade
onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
falada às claras, publicada nos telhados.


Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

AGENDA


MARÇO

  • Dias: 08, 09 e 10  - I Encontro Vocacional
Local: Casa de Formação São Francisco de Assis -
 Cidade: Rio de Janeiro / RJ

Contatos: sav.conv@hotmail.com ou  (21) 2273-6040

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

FRADES QUE FIZERAM HISTÓRIA NA CUSTÓDIA IMACULADA CONCEIÇÃO





“Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã,
a morte corporal, da qual nenhum vivente pode escapar”
 (São Francisco, Cântico do Irmão Sol)

Dai-lhes o Senhor o descanso eterno e 
brilhe para eles a vossa luz

Frei Luiz LePage
Fevereiro
07
1962
USA

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como vai "Eu"?


Abordar o tema vocação exige uma reflexão sobre um elemento muito importante e indispensável na dinâmica do chamado, ou seja, a pessoa humana, você, eu, nós.
Longe de querer fornecer respostas sobre nossas dúvidas existenciais, nos cabe ao menos, provocar um mergulho através dessa pessoa que convive conosco todos os dias, e que talvez seja um estranho para muitos de nós, não falo senão de nós mesmos.
Pode parecer esquisito, mas quantos de nós reservamos algum tempo para gastarmos com essa pessoa? Quanto tempo faz que não nos perguntamos sobre seus desejos, suas vontades e anseios? Quantas vezes até esquecemos que essa pessoa existe? Com certeza isso é uma das grandes causas de freqüentes crises de depressão, frustração e outras doenças que tanto atingem nossa sociedade atual.
Mas, porque tanto desprezo? Tanto medo de aprofundarmos em nós mesmos? De sermos sinceros e autênticos? De encaramos nosso "eu" de forma coerente e comprometida? Por que tanto receio em aceitar nossa ambigüidade e trabalhar nossa humanidade?
Deus, muito acima de querer santos na terra, quer seres humanos que vivam em plenitude todas as suas capacidades e potencialidades, homens e mulheres que sejam capazes de se realizarem e de serem felizes. 
Felicidade: esta é uma palavra muito bonita, mas que cada vez mais perde seu sentido e sua essência diante de uma sociedade que valoriza mais o "ter" do que o "ser", que se esquece de conhecer as pessoas que a constituem e, principalmente, desprezam o chamado que Deus faz a toda humanidade de ser feliz e de se realizar como pessoa.
Conheça-se e seja feliz!


Paz e Bem!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DATAS COMEMORATIVAS


"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de 
vós nas minhas orações"  (Efésios 1:16)


Felicidades a todos os nossos confrades:

Data Nome Comemoração
02/02 Frei Alexandre do Carmo Profissão Temporária
02/02 Frei Dinomar A. Pereira Profissão Temporária
02/02 Frei Deivi Santana Profissão Temporária
02/02 Frei Dimas T. Clarindo Profissão Temporária
03/02 Frei Paulo Sérgio Fernandes Nascimento
03/02 Frei Márcio A. dos Santos Profissão Solene
05/02 Frei Edson Damasceno Profissão Temporária
05/02 Frei Leonardo R. de Valença Profissão Temporária
05/02 Frei Fábio Soares da Silva Profissão Temporária
05/02 Frei Marcelo dos Santos Silva Profissão Temporária
05/02 Frei Michel Alves dos Santos Profissão Temporária
05/02 Frei Paulo Fernando Vicente Profissão Temporária
06/02 Frei Márcio A. dos Santos Profissão Temporária
07/02 Frei Robson Malafaia Profissão Temporária
07/02 Frei Paulo Sérgio Fernandes Profissão Temporária
07/02 Frei Luiz Fernando L. Rangel Profissão Solene
07/02 Frei Ilson Fontenele Jr. Profissão Solene
08/02 Frei Ariel Ribeiro da Costa Profissão Temporária
08/02 Frei Francisco Antônio da Silva Profissão Temporária
08/02 Frei Humberto L.  Messias Profissão Temporária
08/02 Frei Luis Henrique N. Lima Profissão Temporária
09/02 Frei Alércio A. de Carvalho Profissão Temporária
09/02 Frei Willian Gomes Mendonça Profissão Temporária
10/02 Frei Francisco Antônio da Silva Nascimento
10/02 Frei Luiz Gonzaga da Silva Profissão Temporária
11/02 Frei Cláudio V. Pereira Profissão Temporária
11/02 Frei Antônio C. M. Mota Profissão Temporária
11/02 Frei Alessandro Guedes Profissão Temporária
11/02 Frei Luiz Fernando L. Rangel Profissão Temporária
12/02 Frei Marcelo dos Santos Silva Nascimento
13/02 Frei Ivair A. da Silva Profissão Temporária
13/02 Frei Antônio Molisani Telles Profissão Temporária
13/02 Frei José Goretti Pio Profissão Temporária
13/02 Frei Donil Alves S. Júnior Profissão Temporária
13/02 Frei Carlos R. O. Charles Profissão Temporária
13/02 Frei Ronaldo Gomes da Silva Profissão Temporária
14/02 Frei Carlos R. Quinelato Nascimento
16/02 Frei Carlos R. Quinelato Profissão Temporária
20/02 Frei José P. Cardoso Jr.  Profissão Temporária
20/02 Frei Camilo L. Aguiar Profissão Temporária
26/02 Frei Dimas T. Clarindo Ordenação Sacerdotal